Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Arroz - Entenda os fatores que estão atrasando a colheita do arroz
Data: 3/4/2024

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou o boletim informativo com o ritmo da colheita do arroz. Enquanto Santa Catarina apresenta um avanço, impulsionado por condições climáticas favoráveis, o Rio Grande do Sul e Goiás enfrentam atrasos na colheita, em parte devido a fatores além do clima.
No Rio Grande do Sul, a melhora climática, particularmente na Fronteira Oeste, contribuiu significativamente para o avanço da colheita, enquanto na região Central, o processo apresentou um ritmo mais lento. 
A situação climática favorável no sul de Santa Catarina também facilitou a colheita, com relatos de boa qualidade.  No estado do Maranhão, as lavouras de arroz sequeiro mostram-se em condições favoráveis, apesar do ritmo de colheita relativamente lento na região Central, um indicativo de que fatores além do clima podem estar influenciando o andamento das atividades agrícolas. 
Em Goiás, a situação é diversa, com a colheita das áreas irrigadas sob sistema de tabuleiros progredindo, enquanto em Flores de Goiás, chuvas recentes têm retardado as operações.
O Tocantins, particularmente em Formoso do Araguaia, destaca-se pelo avanço mais significativo na colheita em comparação com outras regiões, refletindo talvez uma combinação de práticas de gestão eficazes e condições climáticas favoráveis.
No Mato Grosso, o boletim relata que as lavouras estão em excelentes condições, destacando a recuperação de áreas anteriormente afetadas por déficit hídrico, graças às recentes precipitações. Este cenário reforça o papel vital das chuvas na recuperação e manutenção da saúde das lavouras.
A colheita avança em pelo menos 32,9% das áreas monitoradas pela Conab. Porém nota-se que ao longo das próximas semanas a colheita deve ganhar mais ritmo, visto que 40,9% das lavouras estão em maturação.
Considerando os seis estados avaliados pela Conab, houve um avanço de  8.9% na colheita, em relação à semana anterior (de 24% para 32.9%), contrastando com os 50.7% do mesmo período na safra anterior.
Progresso da colheita
Tocantins: Crescimento na colheita de 10% em relação à semana passada (de 40% para 50%), mas ainda abaixo dos 57% observados no mesmo período da safra anterior.
Maranhão: Estabilidade na colheita com 5% tanto na semana passada quanto na atual, inferior aos 4% da safra anterior.
Mato Grosso: Aumento significativo na colheita de 8.4% (de 15% para 23.4%), superando os 21.5% do mesmo período na safra anterior.
Goiás: Avanço de 10% na colheita (de 32% para 42%), porém ainda abaixo dos 61% registrados no mesmo período da safra anterior.
Santa Catarina: Ligeiro aumento na colheita de 1.1% (de 75% para 76.1%), acima dos 69% da safra anterior.
Rio Grande do Sul: Expressivo aumento na colheita de 11% (de 17% para 28%), mas ainda abaixo dos 55% do mesmo período da safra anterior.


Fonte: Agrolink
Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23