Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Soja - Soja tem quebra de produção de 24% na região
Data: 23/8/2019

A safra de grãos 2018/19 ainda não apresenta números consolidados, mas a estimativa aponta uma disparidade entre as produções de milho e soja, que são duas das principais culturas tradicionais da região de Cianorte. De acordo com dados do Núcleo Regional da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), em Cianorte, as perdas com a soja podem chegar a 24,76% em relação à safra anterior. Em contrapartida, a produção de milho na região de Cianorte surpreendeu e será 7,62% maior.
Os dados são referentes à área de jurisdição do núcleo, que abrange os 11 municípios que compõem a Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Paraná (Amenorte), composta por Cianorte, Cidade Gaúcha, Guaporema, Indianópolis, Japurá, Jussara, Rondon, São Manoel do Paraná, São Tomé, Tapejara e Tuneiras do Oeste.
Na safra atual, a área de milho plantada na região foi de 31.870 hectares. A produção foi de quase 4.7 mil quilos por hectare, totalizando 149.7 mil toneladas do grão. Na safra passada, a área plantada foi maior (33.760), mas a média de produtividade foi de apenas 3.5 mil quilos por hectare, gerando uma produção de 139.1 mil toneladas.
Já as lavouras de soja ocuparam 61.258 hectares de área plantada na safra 2018/19. A produção total foi de 133.4 mil toneladas (2.2 mil quilos por hectare). Na anterior, a área plantada foi menor (56.077), mas com uma produção total de 177.3 mil toneladas (2.9 mil quilos por hectare).
De acordo com o chefe do núcleo, Francisco Cascardo, a estiagem e as altas temperaturas do início do ano afetaram a produção de soja. No entanto, a produção do milho safrinha surpreendeu e já é considerada uma das maiores produtividades dos últimos anos.
“Começamos a safra agrícola desse ano com uma perda na soja por conta do calor e da seca. Mas, em compensação, atingimos um recorde de produção do milho safrinha. Agora ficamos na expectativa da questão do preço e como o mercado reagirá com essa safra recorde. Isso envolve muitos fatores, externos e internos”, explica Cascardo.
No Paraná, a segunda safra de milho está com 87% da área colhida e apresenta um dos melhores resultados da história do grão plantado nesta época do ano. A produção deve chegar a de 13.7 milhões de toneladas, um aumento de 49% em relação ao mesmo período do ano passado.

Fonte: Tribuna de Cianorte
Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23