Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Geral - Ministra participa da Cúpula do Mercosul
Data: 6/12/2019

Foi realizada nesta quinta-feira (5) a 55ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercado Comum do Sul (Mercosul)  em Bento Gonçalves (RS), no Vale dos Vinhedos. O encontro reuniu os presidentes Jair Bolsonaro, Mario Abdo Benítez (Paraguai), Mauricio Macri (Argentina) e a vice-presidente do Uruguai, Lucía Topolansky. 
A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) integrou a delegação que acompanhou o presidente Bolsonaro. 
Paralelamente à cúpula, o presidente Bolsonaro reuniu-se com o paraguaio Mario Abdo Benítez, que assumiu a presidência temporária do bloco sul-americano pelos próximos seis meses. Participaram da reunião a ministra Tereza Cristina e os ministros Ernesto Araújo (MRE), Paulo Guedes (Economia), Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Luiz Henrique Mandetta (Saúde) e Osmar Terra (Cidadania). 
Tereza Cristina e Ernesto Araújo também encontraram-se com a ministra das Relações Exteriores da Bolívia, Karen Longaric. O Brasil tem uma fronteira seca com a Bolívia e mantém cooperação em temas sanitários e fitossanitários.
Indicações geográficas
Depois da transferência da presidência rotativa ao Paraguai, foram firmados atos, como o que prevê a proteção mútua das indicações geográficas (IGs) originárias nos territórios dos países-membros do Mercosul. O objetivo é evitar fraudes e uso indevido de produtos típicos de cada país. A medida é mais uma etapa para implementação do acordo de livre comércio do Mercosul com a União Europeia, firmado no fim de junho em Bruxelas (Bélgica). 
Na lista de IGs protegidas no Mercosul, estão a cachaça da Região de Salinas, os queijos Canastra e Serro e os vinhos do Vale dos Vinhedos, segundo a Presidência da República. 

Fonte: MAPA
Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23